terça-feira, 19 de julho de 2016

XX Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia - ENEARQ

Desde sua primeira edição, no mês de setembro do ano de 1997, o Encontro Nacional de Arquivologia (ENEARQ), possui como objetivo fomentar e incentivar o desenvolvimento científico, social, artístico e cultural.

Em sua XX edição entre os dias 11 à 15 de julho do ano vigente, o ENEARQ teve como temática: "A Arquivologia sem fronteiras: as interfaces da área".

Tendo como Coordenadores Gerais Thayron Rangel, Raquel Melo e Rodolpho Guimarães e, com auxílio da Direção da Escola de Arquivologia, Anna Carla Mariz, o evento contou com uma consistente estrutura científica e social.

Foram realizados, durante os cinco dias do evento, inúmeros eventos por toda a cidade do Rio de Janeiro e também pela cidade de Petrópolis, perpassando por arquivos públicos das três esferas (municipal, estadual e federal).

Em sua programação científica, foram ofertadas 7 visitas técnicas e guiadas; 2 Grupos de Trabalho; 2 Grupos de Discussão; 14 oficinas e mini curso, com temáticas da área Arquivística como conservação, descrição, identificação, Paleografia, arquivos pessoais e, temáticas do campo social, como o Fórum Nacional das Associações de Arquivologia; Samba, Memória, Informação é Patrimônio e Gênero e Mercado de Trabalho.

A Abertura do evento ocorreu no auditório do Arquivo Nacional, conotando uma importante faceta ante às novas práticas de gestão da instituição, ampliando o espaço para diálogo e discussão com o meio acadêmico.

Contou com a participação de 300 inscritos entre discentes, docentes, profissionais e comissão organizadora, consolidando mais uma vez, a importância e cientificidade de vinte (20) anos de evento.

Teve ainda como apoiadores a UNIRIO pelo Reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca e o Vice Reitor Ricardo Cardoso e, pelas Pró Reitoras de Extensão e Cultura, Cláudia Aiub e de Assuntos Estudantis, Mônica Valle; da FAB; IBICT; PPGCI UFF; FCRB; MAST; MUSEU DA REPÚBLICA; AGCRJ; MHN; CRAC; AEERJ; ARQUIVO NACIONAL; MUSEU IMPERIAL e demais.

A próxima edição do evento, será realizada na "Cidade Paraíso", na Universidade Estadual de João Pessoa - UEPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário